29 de outubro de 2010

Dicas para o ENEM

1 - Questões Sobre Atualidades
Os estudantes que estão se preparando para fazer a prova do ENEM precisam ficar atentos. Questões de atualidades, por exemplo, exigirão do candidato a compreensão e interpretação do tema. Por isso é fundamental o estudo quase religioso dos assuntos, para que cada matéria seja aprofundada da maneira mais precisa e objetiva deixando assim o lado superficial.

2 - Redação
Escrever bem é mais que uma arte. É fruto de muito treino e dedicação. Para dominar a língua nada melhor que ler bastante, também. E ter atenção aos detalhes pode fazer a diferença entre um bom texto e o completo desastre. Por isso é preciso estar focado e concentrado no objetivo final. Policie as palavras. Cuide para não encher o texto de redundâncias. Evite expressões como: subir para cima, sair para fora, cair no chão. Cuidado com o uso do “que”. Esse é talvez um dos maiores problemas dos textos encontrados por aí.

3 - Expressões Extrangeiras
Para um bom texto é preciso estar atento à muitos detalhes para não tropeçar e não cair nas armadilhas da língua portuguesa. Aliás é sempre bom lembrar que o ENEM exige a redação em Língua Portuguesa, não em francês, inglês, espanhol. Portanto evite o uso das expressões estrangeiras. Claro, há algumas exceções como palavras que já fazem parte do nosso vocabulário como internet, por exemplo. Mesmo assim é preciso ter cuidado, pois expressões que fazem parte do nosso dia-a-dia podem não se enquadrar na norma padrão da língua e não ser aceitas. Na dúvida substitua “e-mail” por correio eletrônico e “internet” por rede mundial de computadores.

4 - Como Estudar
Quem pretende fazer uma faculdade e vai passar pelo ENEM, precisa ter em mente algumas coisas que são essenciais na hora de estudar. Uma delas é a organização. Para não se perder prepare um cronograma de estudos e siga-o. Estudar o máximo que puder é importante, mas não vá além da conta. Ao se cansar, pare. A mente cansada não assimila o conteúdo. Na hora da prova, vá com segurança. Não sinta-se inseguro. Na hora de responder uma questão muito difícil, ou que não se sabe a resposta, não perca tempo e deixe-a para o final. Alunos de cursinhos devem estudar as matérias que aprendem na sala de aula, diariamente. E não acumule matérias. Procure se concentrar em várias matérias diariamente, fixar os estudos numa única pode ser cansativo. Ao contrário do muita gente acredita, especialistas afirmam que estudar sozinho é melhor que em grupo.

5 - Os Dias de Provas
Uma cena comum em dias de provas importantes como o ENEM é a correria. Para evitar que isso aconteça, procure conhecer o local da prova com antecedência. Muita gente vai para o local onde prestará o exame sem ter a menor ideia da sua localização. Se isso não for possível, procure sair bem cedo de casa. Hoje em dia é comum ficar preso num congestionamento ou dar de cara com um trecho em obras. Além de correr o risco de perder a prova, há os efeitos colaterais como o stress e o cansaço causado por uma possível correria. Uma boa ideia é apelar para tecnologia. Procure situar o local no Google Maps, ou use um GPS para se localizar. Para quem não tem carro e vai depender do transporte coletivo, verifique os horários dos ônibus. Lembre-se que o segundo dia de prova é num Domingo. Nesses dias, normalmente, os horários são reduzidos.

6 - Alimentação
Alimentação normalmente é algo desprezado por quem vai prestar uma prova importante como o ENEM. Evite comer demais e fuja de alimentos pesados. A pior coisa que tem na hora da prova é sentir-se pesado. Ou pior, sentir sono. Como as provas são depois do almoço, ingerir alimentos pesados e gordurosos pode fazer você se sentir sonolento. Aliás, o bom é procurar manter uma dieta saudável bem antes da prova. Peixe, verduras, frango e frutas são os mais indicados. Outro detalhe: evite consumir alimentos ricos em cafeína. Refrigerantes de Cola, chá preto, café e até o guaraná em pó podem atrapalhar o sono, e deixá-lo cansado na hora da prova. E para ter uma boa memória, alimentos ricos em selênio como amendoim, nozes e castanha do pará são boas opções.

Fonte: http://www.enem2010.org/categoria/dicas-de-estudo/ (COM ADAPTAÇÕES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário