28 de setembro de 2011

Aquisição e Desenvolvimento da Leitura

A Construção do Leitor (0 a 3 Anos)
O leitor começa a se construir ainda bebê, na própria casa e na rotina familiar. Quando vê alguém folheando páginas, interessa-se, já demonstrando prazer e curiosidade. é através do som e do movimento das folhas sendo passadas que ele, pela primeira vez, se aproxima da leitura. Também será atraído pelas cores das imagens. Quando começa a perceber figuras e identificar cenas familiares, já é um leitor em construção. É comum, nesse momento, que amasse e rasgue as páginas. é também quando, delicadamente, deve-lhe ser ensinado o cuidado com o livro, sem que este seja tomado de suas mãos.
Na escola maternal, os livros devem ter apoio na imagem. Ainda é a fase da não leitura, quando a criança gosta de ouvir histórias de sua vida. Demonstrando suas primeiras noções de identidade, gosta de se reconhecer como herói e de reconhecer tudo o que lhe é familiar, como seus brinquedos e objetos. Aos poucos deixa de aceitar coisas muito simples, quer detalhes curiosos e engraçados. Através das figuras do livro, ela começa a inventar histórias. Também gosta de ouvi-las, contadas ou lidas, desde que sejam curtas e referentes à sua própria experiência.

O Leitor da Educação Infantil (3 a 6 Anos)
Nessa fase, a construção do leitor se acentua. Ele é capaz de selecionar os livros que o atraem. Continua gostando de ouvir histórias e gosta de repetição de suas preferidas. Aos 3 anos, ainda vive o jogo do exercício (isto é, a repetição de ações,na qual otém o prazer advindo da situação). Os livros continuam a interessá-lo através do reconhecimento de suas vivências. É o que procura na história e na imagem, não se interssando ainda por sit~uações novas. O esquema coproral o fascina, pelo reconhecimento do próprio corpo. Por volta dos 4 ou 5 anos, entra na fase dos jogos dramáticos. Passa a gostar de personagens e animais, a se interessar pelos fenômenos da natureza, como a chuva ou o vento. Frases que repetem elementos (como nas histórias cumulativas), sãos onomatopaicos são de seu agrado. Procura histórias de circo, zoológico, bichos de estimação. Meios de transporte, locais, profissões, desde que se relacionem com ele e com sua vida, também o interessam. Passa a apreciar as travessuras dos personagens e é atraído, em histórias ainda singelas, por alguns conflitos como o do gato e o rato e Chapeuzinho e o Lobo.
No final dessa fase, já está em contato com a alfabetização. está tentando ler e deve ter à disposição livros simples e fáceis, onde possa fixar suas habilidades ainda precárias. Esses livros - que manuseará sozinho - devem ter letras ou tipos gráficos grandes, frases curtas e estruturas gramaticias simples. Mas ao mesmo tempo é um ouvinte de histórias, que o professor lê para ele. As histórias lidas pelo professor - numa etapa ainda inicial da leitura compartilhada - não precisam ter tipos gráficos ou letras grandes, nem frases tão curtas. Mesmo palavras mais difíceis não devem ser evitadas, nesse leitura intermediada. é uma maneira de ir a criança se familiarizando com a língua escrita e o padrão culto da linguagem. Nessa fase, interessa-se por mitos e fantasias, como bruxas, fadas, duendes e gigantes. por outro lado, gosta também de máquinas (computadores, TV, máquinas malucas), vendo a máquina como instrumento que muda e transforma as coisas. Em geral, desde os cinco anos, já tem noção do universo (planetas, seres extraterrestres) e já se aproxima de algum tipo de ficção científica.

O Leitor dos Primeiro, Segundo e Terceiro Anos (6 a 8 Anos)
A crinaça ainda está na fase inicial da leiturização. Mesmo no segundo ano, não é um leitor autônomo. A leitura pode ser embaraçada se o contexto e/ou as imagens não apresentarem pistas suficientes para a apreensão de palavras ou expressões não familiares ao leitor.
Nessa faixa de idade, já gosta de aventuras, conflitos que pressupões personagens antagonistas, desafios, histórias de medo e sustos, quanod o medo deve ser superado. Aprecia o humor sadio e mergulha, a partir dos 8 anos, na idade de outro da fantasia. é quando mais se fascina com histórias maravilhosas.

O Leitor do Quarto e do Quinto Ano (8 a 10 Aos)
Sua leitura já é sintática. É capaz de ler e compreender porções complementares de textos de leitura fácil. O apoio da ilustração ainda é importante.
A criança começa a se interessar por ecologia e problemas sociais. Já curte temas mais tristes e românticos, embora precise sempre de ter reforçadas sua esperança e a celebração da vida. É nessa fase que começa a se diferenciar o gosto de cada um dos sexos. Meninas se ligam mais em histórias de princesas e nos temas de amor. Meninos se inclinam pelos esportes, aventuras com mais ação, ficção científica.

O Leitor do Sexto e do Sétimo Ano (10 a 12 Anos)
É a fase do desenvolvimento da leitura, passando da leitura sintática para a crítica. Já deve haver maior extensão e complexidade dos textos.´Pré-adolescente, é atraído pelos temas ligados a esse momento que vive: a passagem da infância para a adolescência, que acontece mais precocemente com as meninas. Eles ainda gostam de ação e aventura, e as garotas são mais adeptas das histórias de amor. os garotos, nessa idade, também são sucetíveis ao tema, mas resistem a um tratatmento açucarado. Problemas sociais, principalmente quando podem localizá-los no seu dia a dia, merecem sua reflexão.

O Leitor do Oitavo e do Nono Ano (12 a 14 Anos)
Já é capaz de realizar a leitura crítica. Assimila ideias, que elabora a partir da própria experiência em confronto com sua leitura. Conflitos, de natureza psicológica e social, proporcionam debates e posicionamentos do jovem frente à vida e ao mundo. Pode, aos poucos, ser apresentado a uma literatura de teor mais adulto e contemporânea, evitando-se textos mais herméticos e que exijam uma maturidade e uma experiêcia que ainda não detém. Às vezes, um livro de que o professor tanto gosta, pessoalmente, ainda não vai interessar a maior parte de seus alunos. É preciso esperar o momento adequado para que o objeto da simpatia do professor não se torne o da antipatia de um aluno ainda não preparado para o seu pleno desfrute. O leitor de mais de 14 anos está, em tese, capacitado a uma leitura crítica e independente.
Progressivamente, deve ir sendo apresentado à leitura adulta e, cuidadosamente, aos textos de nossos autores clássicos. Os gêneros da narrativa devem ser familiarizados através de sequência crônica - conto - novela - romance. Os poemas devem ser introduzidos a partir de autores contemporâneos e que falem do quotidiano ou dos sentimentos universais.

Fonte: Catálogo Editora Dimensões 2011/2012

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