As teorias de aquisição da linguagem que estudamos servem para embasar um estudo aprofundado dos professores em relação à adaptação destas teorias dentro da sala de aula. Esta reflexão leva ao amadurecimento profissional e ao sucesso das aulas em relação ao ensino/aprendizagem da língua.
O trabalho com projetos embasado nas teorias tem funcionado muito nas escolas públicas e despertado o interesse das crianças e adolescentes, que percebem que estudar inglês não se resume a decorar o verbo To be ou decorar como “montar” frases afirmativas e transforma-las em negativas e interrogativas.
A seguir, veremos algumas dicas importantes para o trabalho com projetos.
A) Primeiro Passo: a escolha do tema
• O tema pode ser selecionado a partir do próprio conteúdo curricular, a partir de iniciativas da Unidade Escolar ou do interesse dos alunos.
Ex.: from home to school
• Após a escolha, pense em desdobramentos interessantes (tanto
para você quanto para os alunos) e que valeriam a pena pesquisar e
conhecer. Para isso, procure elaborar perguntas que despertem interesse,
mas que podem não ter respostas (ainda).
Ex.: Os alunos moram todos nos arredores da escola? Há avenidas, ruas e alamedas? Como são as vias públicas da região (arborizadas, pavimentadas, com calçamento, buracos)? A escola atende bairros diferentes? Qual é a origem do nome da rua da escola? Será que os alunos sabem a origem do nome das ruas em que moram?
• Pesquise e descubra as respostas para as perguntas que você formulou. Pesquise, também, materiais e atividades que tenham afinidade com o tema. Lembre-se que o projeto visa possibilitar a construção de conhecimentos (no plural) e não apenas de conhecimento linguístico.
B) Segundo Passo: transposição dos conteúdos em objetivos de aprendizagem
Ex.: Os alunos moram todos nos arredores da escola? Há avenidas, ruas e alamedas? Como são as vias públicas da região (arborizadas, pavimentadas, com calçamento, buracos)? A escola atende bairros diferentes? Qual é a origem do nome da rua da escola? Será que os alunos sabem a origem do nome das ruas em que moram?
• Pesquise e descubra as respostas para as perguntas que você formulou. Pesquise, também, materiais e atividades que tenham afinidade com o tema. Lembre-se que o projeto visa possibilitar a construção de conhecimentos (no plural) e não apenas de conhecimento linguístico.
B) Segundo Passo: transposição dos conteúdos em objetivos de aprendizagem
• Avalie as limitações que você poderá enfrentar. Será possível incluir fotos? Com quais materiais você pode contar? Quanto tempo você terá para o projeto? Há outras atividades previstas na U.E. para o período em que o projeto será desenvolvido? É possível incorporar estas atividades ao seu projeto?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/idiomas/artigos/17937/aproximando-a-teoria-da-realidade-na-sala-de-aula?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=46217031&utm_campaign=top10%20-%20idiomas%20-%20061&utm_term=__gci5.sbv.nm.lv9.gahl.h.qp.rmch5mcl.j.w.zsx.w.zyl.wb
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