2 de abril de 2013

Aproximando a Teoria da Realidade na Sala de Aula

Estabelecer um sistema de comunicação funcional nas escolas públicas tem sido uma preocupação constante para os professores, mas, como vimos no Módulo II, existem barreiras difíceis de transpor para alcançar os objetivos.
As teorias de aquisição da linguagem que estudamos servem para embasar um estudo aprofundado dos professores em relação à adaptação destas teorias dentro da sala de aula. Esta reflexão leva ao amadurecimento profissional e ao sucesso das aulas em relação ao ensino/aprendizagem da língua.
O trabalho com projetos embasado nas teorias tem funcionado muito nas escolas públicas e despertado o interesse das crianças e adolescentes, que percebem que estudar inglês não se resume a decorar o verbo To be ou decorar como “montar” frases afirmativas e transforma-las em negativas e interrogativas.
A seguir, veremos algumas dicas importantes para o trabalho com projetos.
A) Primeiro Passo: a escolha do tema
• O tema pode ser selecionado a partir do próprio conteúdo curricular, a partir de iniciativas da Unidade Escolar ou do interesse dos alunos.
Ex.: from home to school
• Após a escolha, pense em desdobramentos interessantes (tanto para você quanto para os alunos) e que valeriam a pena pesquisar e conhecer. Para isso, procure elaborar perguntas que despertem interesse, mas que podem não ter respostas (ainda).
Ex.: Os alunos moram todos nos arredores da escola? Há avenidas, ruas e alamedas? Como são as vias públicas da região (arborizadas, pavimentadas, com calçamento, buracos)? A escola atende bairros diferentes? Qual é a origem do nome da rua da escola? Será que os alunos sabem a origem do nome das ruas em que moram?
• Pesquise e descubra as respostas para as perguntas que você formulou. Pesquise, também, materiais e atividades que tenham afinidade com o tema. Lembre-se que o projeto visa possibilitar a construção de conhecimentos (no plural) e não apenas de conhecimento linguístico.
B) Segundo Passo: transposição dos conteúdos em objetivos de aprendizagem
• Visualize o que você espera que os alunos façam de concreto para que o projeto, que é inicialmente uma idealização, se materialize. Com crianças, é especialmente importante a experiência concreta. Ex.: Os alunos vão produzir um livreto sobre o bairro, subdividido em capítulos que corresponderão aos temas trabalhados nas aulas (a casa e a rua em que os alunos moram, a escola e a rua em que se encontra).
• Avalie as limitações que você poderá enfrentar. Será possível incluir fotos? Com quais materiais você pode contar? Quanto tempo você terá para o projeto? Há outras atividades previstas na U.E. para o período em que o projeto será desenvolvido? É possível incorporar estas atividades ao seu projeto?


Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/idiomas/artigos/17937/aproximando-a-teoria-da-realidade-na-sala-de-aula?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=46217031&utm_campaign=top10%20-%20idiomas%20-%20061&utm_term=__gci5.sbv.nm.lv9.gahl.h.qp.rmch5mcl.j.w.zsx.w.zyl.wb

Nenhum comentário:

Postar um comentário